Cinco livros gratuitos para ler no recesso de fim de ano

O escritório da Fundação Rosa Luxemburgo em São Paulo está em recesso até o início de janeiro
22/12/2022
por
FRL

livros gratuitos para ler no recesso de fim de ano
Aproveite o recesso de fim de ano e conheça outros títulos em nossa biblioteca digital.

O escritório da Fundação Rosa Luxemburgo em São Paulo está em recesso até o início de janeiro. Separamos cinco sugestões de livros gratuitos para te acompanhar neste período. As obras fazem parte do nosso acervo digital livre e estão disponíveis em PDF. São leituras para incluir na sua lista de resoluções para o próximo ano e compartilhar com amigos e amigas, afinal, não é preciso gastar dinheiro para presentear quem a gente gosta.

A seleção é baseada em alguns princípios da Fundação Rosa Luxemburgo, entre os quais: a promoção de formação política e de crítica social, sempre a partir da tradição de movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas. As obras contam com edição ou parceria da FRL e estão disponíveis para download gratuito.

Confira!

DESCOLONIZAR O IMAGINÁRIO

Livro descolonizar o pensamento está disponível em PDF

O livro Descolonizar o Imaginário reúne treze ensaios que apresentam uma reflexão crítica sobre os impasses da América Latina nas últimas décadas. O foco principal dos textos é a opção política assumida por governos de diferentes matizes políticas que insistiram no aprofundamento do modelo primário-exportador.

A obra é resultado de uma parceria da Fundação Rosa Luxemburgo com as editoras Elefante e Autonomia Literária.


A ESTRUTURA DE PODER DO TRÂNSITO

Leia o livro A Estrutura de Poder do Trânsito durante o recesso de fim de ano!

O livro A Estrutura de Poder do Trânsito é, à primeira vista, um livro sobre transporte: público e privado, em massa e individual, o fetichismo da velocidade, o elitismo do automóvel. Mas a leitura aqui construída vai muito além da análise crítica de como nos locomovemos. Dada a dimensão estruturante que o transporte tem em nossas cidades, em nossos trabalhos e, em última instância, em nossas vidas, este livro é, na verdade, sobre que tipo de sociedade criamos ao longo das últimas décadas e que tipo de sociedade queremos para as próximas. É um livro que nos oferece possibilidades.

A publicação foi escrita pelo coletivo da Suécia Planka.nu e traduzida pelo coletivo Tarifa Zero BH, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

Disponível também em: EPUB   MOBI


A RADICAL IMAGINAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS

Leia o livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras durante o recesso de fim de ano!

O livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras traz uma coletânea de textos inéditos e não inéditos, que confirmam o protagonismo de mulheres negras não como vento novo no horizonte, mas sim como uma tempestade que vem se formando nas narrativas da ancestralidade, no trabalho do dia a dia, nas celebrações, na dor de cada perda e nas lutas do cotidiano. A publicação foi produzida em uma parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo, o movimento Mulheres Negras Decidem e o Instituto Marielle Franco, e editada pela Oralituras.


REPÚBLICA DE SEGURANÇA NACIONAL

Leia o livro República de Segurança Nacional durante o recesso de fim de ano!

A proposta deste livro é oferecer uma interpretação histórica crítica da participação dos militares na política, tendo como base a “Doutrina de Segurança Nacional” da Escola Superior de Guerra brasileira (ESG). Produzida ao longo do século XX e atualizada até hoje, essa doutrina reflete o pensamento dos militares no Brasil e ajuda a compreender a participação crescente de integrantes das Forças Armadas na política nacional.

A publicação é resultado de uma parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo e a editora Expressão Popular. A obra faz parte da Coleção Emergências, que promove debates urgentes, fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados.


RESISTÊNCIAS E RE-EXISTÊNCIAS

Leia o livro Resistências e Re-existência durante o recesso de fim de ano!

O livro Resistências e re-existências: mulheres, território e meio ambiente foi escrito por mulheres integrantes de organizações, movimentos sociais e pesquisadoras. A obra traz uma reflexão coletiva sobre o retrocesso de direitos duramente conquistados; a violência institucional do Estado; a desregulamentação da política de proteção ambiental; as múltiplas violências sofridas pelas mulheres no contexto da pandemia e a falta de acesso a alimentos de qualidade, agravada com a crise de insegurança alimentar.

A publicação foi produzida em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e editada pela Funilaria.

Visite nossa biblioteca digital e confira outros títulos com PDF gratuito. Boas Festas e boa leitura!