Encontro e Audiência Pública mobilizam povos e comunidades tradicionais de Rondônia

O momento é marcado pela união de forças, pela luta e resistência contra as ameaças às suas terras e aos seus modos de vida
19/08/2023
por
CPT

O momento é marcado pela união de forças, pela luta e resistência contra as ameaças às suas terras e aos seus modos de vida

Com o tema “Território e Educação: O grito de todos os povos!”, as diversas comunidades tradicionais de Rondônia realizam neste final e início de semana (19 a 21 de agosto), o 4o Encontro da Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia. O momento é marcado pela união de forças, pela luta e resistência contra as ameaças às suas terras e aos seus modos de vida.

Cerca de 150 pessoas são esperadas para o encontro, que este ano acontece no Quilombo Forte Príncipe da Beira, município de Costa Marques. São povos indígenas, quilombolas e extrativistas, que encontram um espaço onde compartilharam dores, saberes e sabores. A Comissão Pastoral da Terra (CPT Rondônia) e parceiros promovem o evento com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Fundação Rosa Luxemburgo, Steyler Mission e agência Misereor.

Dentre as principais denúncias apontadas no encontro anterior, os povos e as comunidades denunciam a lentidão nos processos de regularização e de demarcação de terras, a contaminação dos igarapés, o desmatamento e a devastação causadas pelos grandes empreendimentos, a criminalização e violência contra as lideranças, que sofrem com a impunidade diante dos crimes cometidos, além da ineficiência e até conivência dos órgãos de fiscalização.

No domingo (20), uma Noite Cultural conta com a participação do grupo Raiz Sertaneja, valorizando a cultura local.

“Mergulhando em nossas raízes e bebendo de nossa ancestralidade, percebemos que os elementos que nos unem são muito maiores do que o que nos divide. Queremos reafirmar nossa existência e nossa resistência na luta por Território Livre, o nosso Bem Viver, em comum convivência com a natureza, respeitando o direito natural da mãe terra, da água e das florestas, garantindo as gerações, presentes e futuras”, afirma a Carta elaborada de forma conjunta.

Audiência Pública – Encerrando o encontro, na próxima segunda-feira (21) às 8:30, ocorre uma Audiência Pública para debater temas referentes a Território e Educação. A audiência conta com a presença das organizações parceiras e de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, convidados para ouvir e propor soluções para as reivindicações das comunidades.

Serviço:

4o Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia

Data: 19 a 21 de agosto de 2023 (sexta à segunda-feira)

Local: Quilombo Forte Príncipe da Beira / Município de Costa Marques (RO)