Fique por dentro das atividades organizadas por movimentos de mulheres negras parceiras da FRL

O mês de julho chegou e traz consigo diversas atividades e ações políticas para celebrar o dia 25 de julho – Dia internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.
06/07/2021
por
Christiane Gomes
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mês de julho chegou e traz consigo diversas atividades e ações políticas para celebrar o dia 25 de julho – Dia internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Movimentos de mulheres negras de todo o país se organizam para pautar suas agendas que caminham na defesa de direitos e da democracia, chamando a atenção para o protagonismo feminino negro no trabalho de incidência política.

A Fundação Rosa Luxemburgo apoia e celebra o Julho das Pretas e convida a todas, todos e todes a ficarem por dentro das atividades de nossas organizações parceiras.  E também a conferirem nossas publicações, realizadas em parceria com algumas destas organizações, que comprovam toda a contribuição das mulheres negras brasileiras para a construção da sociedade, da democracia e da defesa de direitos no país.

A Radical Imaginação das Mulheres Negras Brasileiras, organizado por Ana Carolina Lourenço e Anielle Franco, parceria da FRL com Mulheres Negras Decidem e Instituto Marielle Franco, traz uma coletânea de textos que registram este protagonismo na elaboração de políticas que defendem os direitos de toda a população. O livro está disponível no site da FRL e também no site da Rede Nacional de Mulheres Negras na política, que disponibiliza informações importantes sobre o fazer político protagonizado por mulheres negras.

Vozes Insurgentes de Mulheres Negras, organizado pela jornalista Bianca Santana, apresenta textos fundamentais que fornecem potentes elementos para a compreensão da história do Brasil.

O ebook Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas reúne ensaios de mulheres do Nordeste do país com suas perspectivas, reflexões e ações neste momento de crise provocada pela pandemia da Covid-19 e também pelos rumos da política institucional do país.

Todas as publicações têm seu download gratuito na página da Fundação.

PODCAST

CONHEÇA A SÉRIE DE ESPECIAL FEMINISMOS

A série especial Feminismos é produzida pela Nós, Mulheres da Periferia em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, que apresenta debates e entrevistas sobre importantes referências da ação política de mulheres negras do país.

OUÇA>>>

Confira abaixo os endereços de nossas parceiras e saiba de todas as atividades programadas para o mês de julho:

@odarainstituto
@marchadasmulheresnegrasp
@julhodaspretas
@dialogosinsubmissos
@casasuelicarneiro
@mulheresnegrasdecidem
@institutomariellefranco
@nosmulheresdaperiferia