Conheça a série de especial Feminismos

A série especial Feminismos é produzida pela Nós, Mulheres da Periferia em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, que apresenta debates e entrevistas sobre importantes referências da ação política de mulheres negras do país.
06/07/2021
por
FRL

A série especial Feminismos é produzida pela Nós, Mulheres da Periferia em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, que apresenta debates e entrevistas sobre importantes referências da ação política de mulheres negras do país.

SEGUNDA TEMPORADA

O QUE FALTA NAS ANÁLISES ECONÔMICAS DO BRASIL?

Nesse episódio, a jornalista Semayat Oliveira aborda este assunto em uma conversa com a também jornalista Flávia Oliveira, especialista na cobertura econômica do país em veículos como GloboNews e O Globo. Além disso, a economista Thais Custodio, integrante do grupo Mulheres Negras Decidem, fala sobre a ausência de pessoas negras nesse debate e qual é o impacto desta falta para a compreensão dos acontecimentos econômicos brasileiro.


QUEM TEM MEDO DAS PAUTAS IDENTITÁRIAS?

Neste episódio, a jornalista Semayat Oliveira faz a mediação de uma bate-papo sobre este tema com Vilma Reis, socióloga, defensora dos direitos humanos e integrante da Coletiva Mahin e Tainah Pereira, internacionalista, ativista e articuladora do Mulheres Negras Decidem.


O SUS NÃO É UM FAVOR: MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS NA SAÚDE

Neste episódio, a segunda temporada da Série Feminismos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, aborda a importância do movimento de mulheres negras para a consolidação de políticas públicas em saúde. Além de uma perspectiva histórica, conversamos sobre como reivindicar que a saúde seja um direito e não um favor. O episódio de hoje convida Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública, e Fabiana Pinto, ativista, sanitarista e articuladora do Mulheres Negras Decidem.


DO BRASIL A PORTUGAL, PARA ONDE VAI A ESQUERDA?

Este episódio de Conversa de Portão é mais um capítulo da segunda temporada da série “Feminismos”, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Ele discute a esquerda a partir da perspectiva de duas parlamentares negras de países diferentes: Beatriz Gomes, deputada do Parlamento de Portugal pelo Bloco de Esquerda, e Erica Malunguinho, que é deputada estadual em São Paulo.


A ANÁLISE POLÍTICA É PLURAL NO BRASIL?

Este episódio de Conversa de Portão é o primeiro da segunda temporada da série “Feminismos”, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Desta vez, o tema central é mulheres negras no centro das discussões políticas. Para começar, Semayat Oliveira conversa com Christiane Gomes, da Fundação Rosa Luxemburgo, e Gabrielle Abreu, do Mulheres Negras Decidem.


PRIMEIRA TEMPORADA

FEMINISMO ALÉM DOS LIVROS ACADÊMICOS

Nos últimos anos, especialistas apontam um aumento no número de ataques a mulheres e movimentos que se declaram como feministas. No meio de uma onda antifeminista, convidamos quatro mulheres a contarem porque ser feminista é importante para elas e qual é o significado desse movimento para as suas vidas.


LÉLIA GONZALEZ: UMA MULHER DE MOVIMENTO

É no universo de Lélia que a Série Feminismos mergulha neste episódio. O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia.


VOCÊ PEGARIA O BASTÃO DE SUELI CARNEIRO?

Filósofa, escritora e ativista do movimento social negro brasileiro, Sueli Carneiro nasceu em 1950 na cidade de São Paulo e esteve presente em marcos fundamentais em relação ao avanço político contra o racismo.


A PARAÍBA DE JULIETTE TEM MARGARIDA

O segundo episódio da série Feminismos conta a história da sindicalista Margarida Maria Alves. A paraibana foi a primeira mulher a ocupar a presidência de um sindicato de trabalhadores rurais e acabou assassinada, em 1983, por ser uma defensora intransigente dos direitos humanos.


O QUE ROSA LUXEMBURGO ENSINA ÀS MULHERES?

A série especial de podcasts Feminismos e a ação das Mulheres é fruto de uma parceria entre a Nós, Mulheres da Periferia e a Fundação Rosa Luxemburgo.