Governo chileno e Fundação Rosa Luxemburgo debatem tarifa zero no transporte

Representantes do governo do Chile, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do escritório de São Paulo da Fundação Rosa Luxemburgo conversam sobre Tarifa Zero nos transportes na próxima segunda-feira, dia 19, às 18h (horário de Brasília)
16/12/2022
por
Fundação Rosa Luxemburgo

Representantes do governo do Chile e do escritório de São Paulo da Fundação Rosa Luxemburgo conversam sobre Tarifa Zero nos transportes na próxima segunda-feira, dia 19, às 18h (horário de Brasília). O evento será realizado pelo Twitter Space da Plataforma Mobilidade Urbana Sustentável na América Latina, iniciativa do programa EUROCLIMA+.

Participam Diego Espinoza, secretário técnico de Planificação e Estratégia da Divisão de Transporte Público Regional do Ministério de Transportes e Telecomunicações do Governo do Chile, e Daniel Santini, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo e autor do livro Passe Livre: as Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização. A transmissão é de livre acesso pelo Twitter e o debate acontece em espanhol, sem tradução.

O evento é organizado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmbh. A empresa federal alemã promove cooperação técnica em iniciativas pelo desenvolvimento sustentável. O encontro acontece no contexto de intercâmbio de experiências sobre Tarifa Zero no Brasil e Chile. Em setembro, representantes da sociedade civil e gestores públicos dos dois países participaram de um encontro para trocar referências e informações.

INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE TARIFA ZERO

O Chile tem um projeto-piloto intitulado Doble Cero (Duplo Zero), fundamentado em redes de transporte com ônibus elétricos com acesso livre, sem cobrança direta de tarifa. O Brasil, por sua vez, já conta com pelo menos 51 cidades com Tarifa Zero e vive um momento em que a política vem sendo considerada por prefeitos de grandes cidades, como São Paulo (12,3 milhões de habitantes) e Cuiabá (618 mil habitantes).

A Fundação Rosa Luxemburgo participou da organização dos dois principais seminários internacionais realizados no Brasil sobre o tema, um em Niterói e Maricá, em 2019, e um em Belo Horizonte, em 2022. Uma terceira edição está prevista para acontecer em junho de 2023 em Brasília (DF), em articulação com INESC, MPL e IDEC. A organização publicou e apoiou uma série de livros, podcasts e vídeos sobre o tema, todos disponíveis para acesso e download livre.

Para 2023, a organização apoia uma edição especial do Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, periódico científico sobre mobilidade urbana produzido pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU). O dossiê, intitulado Tarifa Zero: transição energética, combate às desigualdades e ampliação da democracia nas cidades, está com chamada aberta de textos até 15 de janeiro de 2023. Os interessados podem enviar suas contribuições em português, inglês e espanhol.

* Texto editado às 19h24 de sexta-feira, 16 de dezembro, em função de alteração na programação inicialmente prevista.