Heinz Bierbaum assume a presidência da Fundação

Bierbaum é membro do Conselho Executivo da Fundação Rosa Luxemburgo desde 2020 e tem anos de experiência política, acadêmica e internacional
01/12/2022
por
Rosa-Luxemburg-Stiftung (en)
Dagmar Grosselmann entrega a presidência da Fundação Rosa Luxemburgo a seu sucessor, Heinz Bierbaum.
Foto: FRL

Heinz Bierbaum foi eleito o novo presidente do Conselho Executivo da Fundação Rosa Luxemburgo em Assembleia Geral realizada no dia 26 de novembro de 2022. O atual Presidente da Esquerda Europeia sucede, assim, a Dagmar Enkelmann, que não se candidatou à reeleição após dez anos à frente da Fundação.

“A presidência da Fundação Rosa Luxemburgo é uma tarefa particularmente atraente para mim, pois combina tanto o meu compromisso político quanto o intelectual. Especialmente numa época de profunda convulsão social, este é um imenso desafio que gostaria de enfrentar”, disse Bierbaum após a votação.

 “É preciso intensificar o debate sobre alternativas políticas visando à construção de uma sociedade democrática, socialmente justa e pacífica. A Fundação Rosa Luxemburgo representa uma importante plataforma de diálogo social. Portanto, deve ser fortalecida”, avaliou.

Heinz Bierbaum é membro do Conselho Executivo da Fundação Rosa Luxemburgo desde 2020 e traz consigo muitos anos de experiência política, acadêmica e internacional.

MUDANÇAS NO CONSELHO EXECUTIVO

Também houve mudança nas vice-presidências: Lena Saniye Güngör, membro do parlamento alemão e presidenta da Fundação Rosa Luxemburgo na Turíngia (um dos 16 estados federais da Alemanha); e Jan Korte, membro do parlamento alemão e anteriormente membro do Conselho Executivo.

A diretora-executiva Daniela Trochowski seguirá no cargo. Os outros membros do conselho recém-eleito são: Alex Demirović, Richard Detje, Ulrike Detjen, Sophie Dieckmann, Barbara Höll, Victor Perli, Bernd Riexinger, Sonja Staack e Gabriele Zimmer.

O Conselho Executivo da Fundação Rosa Luxemburgo é eleito pela Assembleia Geral por um período de três anos. E é composto pelo Presidente, por dois Vice-Presidentes, pelo Diretor Executivo e, ainda, por um mínimo de oito e um máximo de dez membros. Atualmente, a Diretoria Executiva conta com 13 membros, sendo sete mulheres. Com exceção do Diretor Executivo, o conselho funciona de forma voluntária.

D aesquerda para a direita: Barbara Höll, Jan Korte, Sonja Staack, Bernd Riexinger, Heinz Bierbaum, Lena Saniye Güngör, Alex Demirović, Daniela Trochowski, Ulrike Detjen, Sophie Dieckmann, Richard Detje, Victor Perli.

Leia o texto em inglês:

Heinz Bierbaum Is Our New Chair

Neuer Vorstand der Rosa-Luxemburg-Stiftung gewählt

Leia o texto em Alemão:

Heinz Bierbaum übernimmt Stiftungsvorsitz

The General Assembly of the Rosa Luxemburg Foundation elected a new Executive Board last weekend