Impactos e reparação para indígenas afetados por Itaipu são tema de seminário internacional

Como parte das articulações da campanha paraguaia Itaipú 2023 - Causa Nacional, acontece entre 17 e 19 de agosto de 2022 o II Seminário Internacional Soberania Energética, Integração Elétrica e Gestão Pública para o Bem Viver.
11/08/2022
por

Como parte das articulações da campanha paraguaia Itaipú 2023 – Causa Nacional, acontece entre 17 e 19 de agosto de 2022 o II Seminário Internacional Soberania Energética, Integração Elétrica e Gestão Pública para o Bem Viver. A atividade, realizada pela Fundação Jerovia – Centro de Promoción de la Democracia y los DDHH junto a organizações, movimentos sociais e sindicatos da América Latina, conta com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

O seminário será híbrido, com encontro presencial na sede do Sindicato de Trabajadores de la Administración Nacional de Electricidad (SITRANDE), em Assunção, no Paraguai, e também possibilidade de participação virtual por meio da plataforma Zoom. Em ambos os casos, é preciso fazer inscrição prévia por meio deste link.

Itaipu, protocólos de consulta e hidrogênio “verde”
A programação completa pode ser consultada no site da rede Jubileu Sul, uma das organizações envolvidas no evento, e inclui temas como a privatização da Eletrobrás, a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, prevista para acontecer em 2023 no marco dos 50 anos do acordo, além de medidas de reparações às comunidades Avá-Guarani afetadas pela construção da hidrelétrica de Itaipú.  

Estão previstos ainda debates sobre impactos ambientais e sociais sobre comunidades indígenas com a construção de barragens, com participação de Verena Glass, coordenadora da Fundação Rosa Luxemburgo e organizadora do livro Protocolos de consulta prévia e o direito à livre determinação (PDF para dowload livre disponível também em espanhol), e apresentações sobre temas novos como hidrogênio “verde” – momento que contará com a participação de María Paz López, do Observatorio Latinoamericano de Conflictos Ambientales OLCA (Chile), organização também parceira da Fundação Rosa Luxemburgo.

O estudo está disponível para download gratuito.

No marco da campanha, será realizado lançamento internacional do livro Deuda Histórica de Itaipú Binacional lado paraguayo, con el pueblo Ava Guarani Paranaense, publicação organizada pela Fundação Jerovia reunindo e apresentando demandas das comunidades afetadas pela construção da hidrelétrica.