Livro: “Quando vier o silêncio – o problema mineral brasileiro”

Por que as grandes mineradoras têm causado tantos problemas para a população brasileira? Essa é uma das questões em debate no livro “Quando vier o silêncio”, de Charles Trocate e Tádzio Peters Coelho.
14/02/2020
por
FRL

Por: FRL

Clique aqui e baixe o livro “Quando vier o silêncio”

Por que as grandes mineradoras têm causado tantos problemas para a população brasileira? Essa é uma das questões em debate no livro “Quando vier o silêncio”, de Charles Trocate e Tádzio Peters Coelho.

A obra faz parte da Coleção Emergências, projeto desenvolvido pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Editora Expressão Popular. Essa é a quarta publicação da série. Os autores não descartam a importância da mineração para a humanidade, mas buscam compreender quais processos levaram a tragédias como o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho.

O debate proposto no livro reflete sobre a construção de novas alternativas para a organização da mineração no Brasil. Eles propõem novas formas de pensar, construir e um programa popular na mineração.

Para tanto, Trocate e Peters analisam a especificidade da mineração brasileira inserida no mercado global de minerais, bem como seus efeitos e influências sobre as regiões de mineração. Com o objetivo de chegar a um público mais amplo, este livro serve como guia introdutório no debate sobre a mineração. Com isso, os autores evitaram o uso da linguagem acadêmica e os termos específicos do setor da mineração para possibilitar o acesso às informações necessárias para a tomada de decisão frente à atividade mineradora no Brasil.

 

 Sobre os autores

Charles Trocate é escritor, filósofo e educador popular, integra a coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). É um dos organizadores da coleção “A questão mineral no Brasil” pela editora Iguana. É membro da Academia de Letras do sul e sudeste do Pará-ALSSP, e autor de vários livros de poesia, entre eles, Ato primavera, Expressão Popular (2007). Em 2017, publicou Quando as armas falam, as musas calam?, um balanço das lutas populares amazônicas em seu itinerário de enfrentamentos à espacialização dos capitais destrutivos sobre a região.

Tádzio Peters Coelho é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pesquisador do grupo de pesquisa e extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS). Também é membro do Grupo de Trabalho Fronteras, Regionalización y Globalización em América do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Doutorou-se em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e autor do livro Projeto Grande Carajás: 30 anos de desenvolvimento frustrado (Rio de Janeiro: Ibase, 2014)

 Coleção Emergências

Debates urgentes e fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Essa é a proposta da Coleção Emergências, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Expressão Popular.

Nossa Coleção se propõe a discutir questões cruciais para o Brasil a partir das perspectivas pouco divulgadas nos meios comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Outros livros da coleção

Clique aqui e baixe o livro “Comunicações em tempos de crise”
Clique aqui e leia o livro Autoritarismo contra a universidade
Clique aqui e baixe o livro Autoritarismo contra universidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também pode te interessar: