O que falta nas análises econômicas do Brasil?

Este é o quinto e último episódio da segunda temporada da série “Feminismos”, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O tema central dessa vez é a ausência de economistas negros no debate público
17/08/2022
por
Nós, Mulheres das Periferias

Este é o quinto e último episódio da segunda temporada da série “Feminismos”, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O tema central dessa vez é a ausência de economistas negros no debate público

Mercado financeiro. Alta ou baixa do dólar. Os acionistas. O debate econômico é cercado por palavras-chave e termos que estão distantes do dia a dia de muitos brasileiros e brasileiras. Um dos fatores para isso pode ser a ausência de pluralidade nos especialistas e comentarista consultados para o assunto.

Nesse episódio, a jornalista Semayat Oliveira aborda este assunto em uma conversa com a também jornalista Flávia Oliveira, especialista na cobertura econômica do país em veículos como GloboNews e O Globo.

Além disso, a economista Thais Custodio, integrante do grupo Mulheres Negras Decidem, fala sobre a ausência de pessoas negras nesse debate e qual é o impacto desta falta para a compreensão dos acontecimentos econômicos brasileiro.

Este é o quinto e último episódio da segunda temporada da série “Feminismos”, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O tema central da temporada é a presença de mulheres negras no centro das discussões políticas.

Como inspiração, a base para todos os episódios da série “Feminismos” é o livro “A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras”, publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo e o grupo Mulheres Negras Decidem em 2019.

Durante a conversa, Flávia Oliveira decifra termos do “economês” e explica a relação entre economia e política institucional. No decorrer da entrevista, afirma que, por ser uma jornalista e comentarista que faz análises a partir de questões sociais, muitas vezes se sente sozinha.

De outro lado, a economista Thais Custódio conta sobre as dificuldades de profissionais da área serem mais consultados, fala sobre um grupo que reúne economistas brasileiros negros e dá dicas de quem seguir para acessar perspectivas mais diversas.