Qual o impacto das usinas eólicas na vida das pessoas e nos territórios?

No vídeo, Cristiane Faustino (Terramar) conta que a instalação das usinas eólicas no Ceará têm prejudicado a pesca artesanal, agricultura, cultura e religiosidade
03/10/2023
por
FRL
Cristiane Faustino fala sobre o impacto da usinas eólicas no Ceará - Foto: Nós, Mulheres da Periferia
Cristiane Faustino fala sobre o impacto da usinas eólicas no Ceará – Foto: Nós, Mulheres da Periferia

No vídeo, Cristiane Faustino, integrante da coordenação colegiada do Instituto Terramar, fala sobre a perda dos territórios comunitários no Ceará em razão da expansão das usinas eólicas na região.

Nós temos acompanhado os impactos da indústria da energia eólica no Ceará. E são muitos, especialmente os vinculados à perda do território de realização dos trabalhos e da manutenção dos modos de vida dessas comunidades”, conta a assistente social.

Faustino explica que os empreendimentos têm prejudicado atividades tradicionais das comunidades, como a pesca artesanal, agricultura, cultura e religiosidade.   

“Energia é um direito humano, mas, em nome disso, não podemos sacrificar ou colocar em risco várias comunidades tradicionais e as pessoas que ocupam ancestralmente esses territórios”. 

A assistente social conta como esse impacto reduz a sociobiodiversidade do estado e como o Instituto Terramar, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, colaboram com o processo de formação e organização das comunidades para debater e serem ouvidas neste processo.

A integrante do Terramar afirma que é necessário pensar essas políticas voltadas para a transição energética de forma democrática, “de uma forma que considere o cotidiano das comunidades e sua diversidade sociocultural”, conclui.