Raúl Zibechi: América Latina deu uma guinada para a direita

Em conversa com a coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo Verena Glass, o ativista uruguaio Raúl Zibechi analisa a situação dos movimentos populares na América Latina
05/07/2023
por
FRL

Em conversa com a coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, Verena Glass, o jornalista, escritor e ativista uruguaio Raúl Zibechi analisa a situação dos movimentos populares na América Latina. Zibechi avalia que os movimentos estão na defensiva. Segundo o ativista, as sociedades da América Latina deram uma guinada para a direita ou extrema direita. “Não se trata apenas por uma posição meramente eleitoral. Hoje, as direitas são mais militantes, mais ativas”, explica. De acordo com o jornalista, essa direita está de mãos dadas com um modelo econômico baseado no extrativismo, na mineração, no monocultivo, nas grandes obras de infraestrutura, na especulação imobiliária.

O jornalista destaca que há o crescimento de uma direita política, social e, também, uma direita institucional, “no aparelhamento das forças armadas, da polícia, na justiça, em todos os planos da sociedade. No bairro, na favela temos uma ‘direitização’ muito forte”. Ele explica que este processo tem como consequência a militarização dos territórios, que se apresenta como um grave problema para os movimentos populares.

Confira a análise completa de Raúl Zibechi no vídeo!