República de Segurança Nacional será lançado no Rio de Janeiro

01/04/2022
por

Livro editado pela Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo analisa o papel político dos militares e sua estrutura ideológica 

República de Segurança Nacional, de Rodrigo Lentz, será lançado no Rio de Janeiro neste sábado, 9 de abril, com debate entre autor e convidados, no Armazém do Campo, a partir das 15h30.  

Editada pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, a obra é o mais recente lançamento da Coleção Emergências e será tema de um curso virtual a ser realizado em maio http://mirziamov.ru/zaym-bez-otkaza .

Clique aqui e conheça a Coleção Emergências

Na publicação, o autor analisa a volta dos militares ao centro do poder com o governo de Jair Bolsonaro e reflete sobre suas consequências políticas para o país. A partir de documentos oficiais da Escola Superior de Guerra, Lentz investiga a estrutura ideológica que fundamenta a organização militar e a contextualiza conforme as mudanças históricas que ocorreram no período. 

Tendo as disputas sociais como pano de fundo para esse percurso, Lentz explora a presença dos militares na política desde a formação da República até o atual governo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.  

O autor discute também alternativas para as forças democráticas assumirem, de fato, o controle político dos militares. Uma saída seria a reformulação da educação para a democracia, rompendo com a cultura política que bloqueia a discussão pública sobre a questão nacional e abre o caminho para a politização dos militares.  

“Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como “apenas” de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes sociais (…)”, afirma Lentz. 

Sobre o autor – Rodrigo Lentz é doutor em Ciência Política (UnB), professor de Ciência Política (UnB) e pesquisador do observatório sobre defesa e soberania do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. 

Foram convidados para o debate: 

  • Gizele Martins – Jornalista e Mestre em Educação, Cultura, Comunicação e Periferias Urbanas
  • Orlando Zaconne -Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2013)
  • Torge Löding – diretor da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai  
  • Carlos Bellé – coordenador político da Editora Expressão Popular.

Lançamento e debate do livro República de Segurança Nacional 

(com a apresentação do grupo Bebadafonte) 

Realização Fundação Rosa Luxemburgo e Editora Expressão Popular 

Dia 09/04 (sábado) – 15h30 

Local Armazém do Campo Av. Mem de Sá, 135 – Centro, Rio de Janeiro