Transição energética social e ecologica é tema de fórum sindical internacional

Realizado em SP, nos dias 17 e 18/10, o encontro vai discutir estratégias de mobilização sindical global por uma transição energética justa com proteção aos trabalhadores.
16/10/2023
por
CUT
ciIII Fórum Sindical Internacional para uma transição Social e Ecológica
ciIII Fórum Sindical Internacional para uma transição Social e Ecológica

A terceira edição do Fórum Sindical Internacional por uma Transição Social e Ecológica será realizada nos dias 17 e 18 de outubro em São Paulo (Holiday Inn Parque Anhembi – R. Prof. Milton Rodrigues, 100). O evento será transmitido nos canais de Youtube da Fundação Rosa Luxemburdo e da CUT Brasil. As edições anteriores foram realizadas em Paris, na França, em 2021, e em Seul, capital da Coréia do Sul, em 2022.

O evento é organizado pela CUT Brasil, Fundação Rosa Luxemburgo e as centrais sindicais KCTU, da Coreia do Sul e CGT, da França, além da Trade Unions For Energy Democracy – TUED. E terá presença de lideranças sindicais e de movimentos sociais de todos os continentes para discutir ideias, apresentar estratégias e debater sobre a transformação do sistema energético, as transições setoriais e as estratégias de fortalecimento dos trabalhadores na construção das relações de poder.

Voltado para os trabalhadores e as suas organizações, o evento é também um momento de trocas de experiências e informações, e construção de estratégias com os movimentos sociais em nível global. “Será uma oportunidade para compartilhar as experiências, propostas e lutas dos sindicatos e os seus aliados”, dizem os organizadores.

O Fórum terá como principais eixos de diálogo:

  • A transformação do sistema energético, as transições setoriais e as estratégias de fortalecimento dos trabalhadores na construção das relações de poder.
  • A crise do capital e da democracia, a ascensão do autoritarismo, a extrema-direita e a crise climática.
  • Segurança alimentar, crise climática e o direito à terra como direito humano.
  • Governança climática internacional e justiça climática.

PARTICIPAÇÕES

O fórum contará com especialistas e sindicalistas de todos os continentes. Já estão confirmadas presenças de representantes de organizações da Bélgica, Espanha, França, Argentina, Senegal, Congo, Zâmbia e diversos outros países.

Sindicatos globais já confirmaram presença. Entidades como a IndustriALL Global Union, que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em mais de 140 países, a ICM (Internacional e Trabalhadores da Construção e Madeira), federação presente em 117 países, com mais de 350 sindicatos filiados, além de representantes da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), da Confederação Sindical Internacional (CSI) e da Internacional de Serviços Públicos (ISP).

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura com a apresentação das entidades realizadoras do Fórum, serão realizados debates e plenárias ao longo dos dias.

17/10:

9h – Plenária “Do que falamos quando falamos de Transição Justa: Visões cruzadas entre América Latina, África, Europa, Ásia

11h15 – Grupos de discussão: “Transição industrial verde – Propostas e impactos”, e “Capitalismo de plataforma na Economia Verde”

14h30 – Plenária “Dois lados da mesma moeda: o capitalismo verde e a direita global”

16h45 – Debate “América Latina e o mundo: posição dos sindicatos”

18/10

9h30 – Plenária “Processos de reestruturação da governação climática global: inter-relação entre os níveis regional e global”

11h15 – Grupos de discussão: “Financiamento justo para uma transição justa” e “Estratégias dentro e fora das COPs”

14h30 – Plenária Crise Climática, Ambiental e Alimentar – Políticas territoriais e uso da terra”

16h45 – Encerramento com apresentação e discussão do texto final e estratégia política do Fórum rumo ao futuro.