Cidade livre #01 – Chico Whitaker e Gabriella Dantas

Neste primeiro episódio da série especial Cidade livre, discutimos o passe livre e a mobilidade como um direito com Gabriella Dantas, militante do Movimento Passe Livre – São Paulo, e Chico Whitaker, arquiteto-urbanista e ativista social
13/10/2020
por
Guilhotina – Le monde diplomatique Brasil

Nova série especial do Guilhotina, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), analisa os problemas da mobilidade urbana e os desafios e possibilidades para construir uma cidade verdadeiramente livre. Ao longo de dez episódios, vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos vão discutir essas questões à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” e “Tarifa zero: a cidade sem catracas”, ambas da Autonomia Literária com a FRL.

Neste primeiro episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino discutem o passe livre e a mobilidade como um direito com Gabriella Dantas, militante do Movimento Passe Livre – São Paulo, e Chico Whitaker, arquiteto-urbanista, ativista social e líder do governo Erundina na Câmara Municipal de São Paulo, quando a Prefeitura tentou aprovar um projeto de tarifa zero para a cidade. Conversamos sobre o reconhecimento do transporte como um direito social, da sua importância como meio para acessar outros direitos, das consequências da mercantilização dos deslocamentos, das possibilidades de aplicação do passe livre e do caráter explosivo das mobilizações por mobilidade.

Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Rincon Sapiência: “A volta pra casa”. Ilustração: Rodrigo Corrêa.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.