Confira publicações, vídeos e iniciativas produzidas ou apoiadas sobre direito à migração

A Fundação Rosa Luxemburgo tem organizado e apoiado iniciativas de debate, pesquisa e articulação em defesa de direitos de migrantes no Brasil
12/04/2023
por
Por FRL

A Fundação Rosa Luxemburgo tem organizado e apoiado iniciativas de debate, pesquisa e articulação em defesa de direitos de migrantes no Brasil. Confira abaixo vídeos, publicações e eventos relacionados ao tema com participação do escritório de São Paulo.

DEBATES MIGRAÇÃO E RACISMO EM TEMOS DE PANDEMIA

Primeiro encontro com participação da assessora da Missão Paz, Letícia Carvalho, e do diretor da SOS Racismo, em Portugal, Mamadou Ba, realizado em 7 de maio de 2020.


Segundo debate comparticipação de Beatriz Gomes Dias, deputada pelo Bloco de Esquerda em Portugal; Maria Oshana, diretora da Fundação Rosa Luxemburgo – Grécia; Letícia Carvalho, assessora de advocacy na Missão Paz, realizado em Migração e Racismo em Tempos de Pandemia, promovido pela Fundação Rosa Luxemburgo, no dia 21 de maio de 2020.


PROJETO VOZES E OLHARES


Produção de nove vídeos baseados em depoimentos de mulheres migrantes, sendo três vídeos documentários e seis animações. Clique aqui ou na imagem abaixo para assistir todos os vídeos, realizados pela Missão Paz com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo em 2021.


ESTUDOS SOBRE POLÍTICA MIGRATÓRIA


Realização de dois levantamentos detalhados sobre políticas migratórias comparando leis normas e contextos no Brasil, América do Sul, América Central, Caribe e México. Os estudos foram desenvolvidos pela pesquisadora Mayra Coan Lago como parte de um projeto desenvolvido pela Missão Paz e resultaram em duas publicações, cujas versões digitais estão disponíveis para download livre. Os livros foram publicados em 2021 e 2022.


DOCUMENTÁRIO VOZES E OLHARES: JÓIAS AFRICANAS


Também baseado em depoimentos de migrantes, o documentário é um curta com relatos de mulheres que nasceram na África e hoje vivem no Brasil. Produzido pela Missão Paz com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo em 2022 e apresentado durante o ciclo de debates Vozes Migrações Africanas no Museu da Imigração de São Paulo em março de 2023.