Fundação Rosa Luxemburgo lança versão digital de livro sobre Tarifa Zero

A Fundação Rosa Luxemburgo e a editora Autonomia Literária lançam em 20 de julho, às 17h, a versão digital gratuita do livro Tarifa zero – A cidade sem catracas.
18/07/2022
por
FRL

A Fundação Rosa Luxemburgo e a editora Autonomia Literária lançam em 20 de julho, às 17h, a versão digital gratuita do livro Tarifa zero – A cidade sem catracas. A ação ocorre no marco da segunda edição do seminário internacional “Transporte como direito e caminhos para a tarifa zero”, que será realizado de 20 a 23 de julho em Belo Horizonte, Minas Gerais. O pdf do livro ficará disponível para download no site rosalux.org.br. 

A publicação apresenta a tentativa de implementação da Tarifa Zero em São Paulo no início dos anos 1990. Escrito pelo ex-secretário Municipal de Transportes, Lucio Gregori, juntamente com Chico Whitaker, José Jairo Varoli, Mauro Zilbovicius e Márcia Sandoval Gregori, a obra não se limita a resgatar um momento decisivo na defesa do direito à mobilidade, mas também aborda formatos e horizontes possíveis para garantir políticas públicas que ampliam e democratizam cidades.

No evento em Belo Horizonte também serão apresentados os livros Mobilidade antirracista e Passe Livre As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização, já disponíveis para download gratuito. Ambas publicações foram produzida em parceria entre a editora Autonomia Literária e a Fundação Rosa Luxemburgo.

A coletânea de artigos “Mobilidade Antirracista” traz artigos de mais de 30 autoras e autores envolvidos com a luta por um sistema justo e inclusivo de mobilidade urbana, com um enfoque especial em como o racismo, enquanto atributo estrutural de todos os aspectos da sociedade brasileira, se impõe sobre os espaços urbanos.

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Escrito por Daniel Santini, o livro Passe Livre As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização discute como a valorização do transporte coletivo pode ajudar a superar desafios crescentes para a mobilidade urbana e minimizar os impactos negativos de aplicativos baseados na precarização de direitos e na falta de regulamentação.

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