Série apresenta relatos de mulheres em situação de migração e refúgio

Série Vozes e Olhares apresenta histórias de mulheres congolesas, filipinas e venezuelanas em situação de migração e refúgio. Os relatos evidenciam a saudade da família, a adaptação a uma nova cultura, os abusos sofridos no país de origem e no Brasil e a batalha por uma vida mais digna e feliz
18/11/2021
por
FRL
Série mulheres migrantes, mulheres refugiadas: a desafiadora realidade para a mulher que migra
Série mulheres migrantes, mulheres refugiadas: a desafiadora realidade para a mulher que migra

A série de curtas-metragens Vozes e Olhares apresenta histórias de mulheres congolesas, filipinas e venezuelanas em situação de migração e refúgio. Os relatos evidenciam os desafios, riscos e dores da migração e do refúgio, a saudade dos filhos e da família, a adaptação a uma nova cultura, os abusos sofridos no país de origem e no Brasil e a batalha por uma vida mais digna e feliz.

O projeto foi lançado em 18 de novembro de 2021, no canal do YouTube da Missão Paz com retransmissão no Facebook da Missão Paz. O evento online contou com a presença de representantes da Missão Paz, dos realizadores e das mulheres que protagonizam os episódios da série, debatendo questões de migração, refúgio e a realidade das mulheres dentro desse contexto.

A produção foi desenvolvida pela Missão Paz, instituição que há mais de 80 anos atua no apoio e acolhimento de pessoas migrantes e refugiadas em São Paulo, e pela Feitos de Coragem, projeto audiovisual que registra histórias de migração, e contou com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

HISTÓRIAS REAIS DE MIGRAÇÃO E REFÚGIO

Ao todo foram produzidos três vídeos documentais e seis animações. Os primeiros trazem as histórias de Hortense Mbuyi, da República Democrática do Congo, de Jona Acosta, das Filipinas, e de Rockmillys Basante, da Venezuela, que contam os motivos e os caminhos que as trouxeram ao Brasil.

Os vídeos de animação são baseados em depoimentos reais adaptados, com ilustrações da artista curitibana Katia Horn e locuções de mulheres também migrantes e refugiadas dos mesmos países das que concederam os relatos originais.

“Durante a etapa de pesquisa, coletamos dezenas de histórias emocionantes que foram registradas apenas em áudio. Decidimos, então, adaptar alguns desses depoimentos, criando roteiros e ilustrações que foram fotografadas e editadas com movimentos sutis e delicados”, conta Juliana Sanson, uma das realizadoras da série.

RELATOS QUE INSPIRAM E CRIAM NOVAS REALIDADES

“O objetivo da série é acolher, ouvir e apoiar as mulheres migrantes e refugiadas que corajosamente dividiram conosco suas histórias”, relata Clarissa Paiva, assessora de projetos da Missão Paz e idealizadora da série, além disso, “nosso desejo é que esses preciosos relatos de vida possam nos inspirar a criar novas realidades no contexto migratório”, complementa Pe. Paolo Parise coordenador da instituição.

O projeto tem como parceiras apoiadoras a Fundação Rosa Luxemburgo e a Fundación Avina e foi produzida pelos cineastas Juliana Sanson e Gustavo Castro, da produtora Fabulário Filmes, criadores do Feitos de Coragem que, desde 2019, realiza oficinas de Storytelling e Realização de Vídeos com migrantes e refugiados que vivem no Brasil.

Para saber mais acesse:

📷 Instagram do Feitos de Coragem

🌐 Site do Vozes e Olhares

Confira publicações, vídeos e iniciativas produzidas ou apoiadas sobre direito à migração

República Democrática do Congo

A voz de Hortense Mbuyi
Racismo e xenofobia no Brasil
Uma dor coletiva

Filipinas

A voz de Joana Acosta
Mulheres escravizadas
A mãe que migra

Venezuela

A voz de Rockmillys Basante
Coração venezuelano
Resistência feminina